20 julho, 2005

A tatoo já não dói mais, a conjuntivite passou e não me lembro dos outros traumas. Estou bem, sinto-me bem. Mas é só isso, estar bem? Será que existe um momento onde SOMOS FELIZES? Tenho me questionado ultimamente sobre isso. Estou lendo um livro, Notas do subterrâneo – F. Dostoievski –, onde ele trata dessas questões. “... mas como se explica que também ame (o homem) tão apaixonadamente a destruição e o caos?” Pode o homem ter prazer com a dor? Atendo no consultório pacientes que escolhem a dor, se beneficiam e promovem, em si mesmos e nos outros, destruição, angústia e dor. Ela funciona como linguagem,como símbolo. O que me escapa é que façam dela o seu “palácio”, enquanto outras possibilidades são... Muito embora eu saiba que tantas outras possibilidades não são...Eu sei que isso é bem louco; optar pela dor... É uma opção? Ou é um destino nos moldes da tragédia de Édipo Rei? Onde se situa a necessidade, a impossibilidade e a escolha? Vejo pessoas que julgam e imediatamente já situam as suas posições. Existe o intermédio. Existe o ENTRE! Não é só essa força neurótica que obriga, manda, e retira o desafio de se re-inventar. Às vezes é preciso não dar conta, às vezes pode-se não dar conta! Não quero fazer uma conexão com a dor, mas não afasto a contradição, as incertezas. Quero correr riscos, e me desafiar na correnteza do desconhecido, do mutável, do fantástico. Não quero o caos, também não quero a lógica, o rígido, o eterno, o fim... Quero trafegar no entre e poder construir, ou re-contar, uma história que norteia tanto o tangível quanto o infinito.

Um comentário:

Binho disse...

Que grata surpresa!!!! Acho que é por aí também.O que é felicidade? Penso que na realidade o que realmente importa,ou deveria importar,é como nos percebemos diante das coisas. Sejam elas boas ou ruins. Não acredito em um mundo onde tudo possa ser "Blue". Por isso falo em transitar pelo ENTRE.Nem felicidade plena, nem só catastrofe. A vida vai um pouco além disso,ou muito além. Valeu pela contribuição.Abraço e apareça sempre que quiser.