09 julho, 2005

A solidão do EU

"Eu não sou EU, nem sou o outro. Sou qualquer coisa de intermédio..." Mário de Sá-Carneiro

Do nascimento à morte somos seres solitários.A solidão que amedronta, apavora e que cala. Falo de solidões.
Há a singularidade do ser humano que o impossibilita de ser dois. Ser um é ser só. A solidão surge na cisão, na diferenciação, no momento ímpar de se tornar Eu. O Eu decide, escolhe, ama, mata. O Eu decide no momento “do nós” e até pelo nós, mas ele é sempre um. O Eu se empresta, mas ele nunca se dá. Ele compartilha, mas nunca se funde. Cindido ele é ferido.A solidão de ser só, é diferente de ser um, inteiro, integro. Falo também da solidão de estar só. Esta é diferente. Ela se situa no outro, ou melhor, na ausência desse. Estar só, sozinho, solitário é muitas vezes não ter o outro, sua companhia, sua fisionomia. O outro muitas vezes é o depósito da nossa necessidade, da nossa vontade, do nosso desespero.Quando muitas vezes, pede-se licença para existir e desculpas por ser. O outro se torna meu, se torna Eu. O ciclo recomeça. Se eu falo de solidão, falo da necessidade inexata de encontrar o eu escondido ou camuflado dentro de nós. Escondido muitas vezes pelo outro que nos forma, que nos mostra, que nos aponta, que nos aprisiona. O outro que sou eu, que é você. Quando SOMOS, digo, quando o Eu é, ele não receia em estar sozinho, ele não se amedronta com o hiato. Quando há EU, a solidão não é inimiga, não se corporifica como o mau. Ela é, assim, solidão, mas não morte.

8 comentários:

Anônimo disse...

Fá...
Vc sempre surpreendendo. Eu gosto demais de conversar com vc, apesar de fazer um bom tempo que não sentamos e colocamos o papo em dia.

Sinto falta daquela época que éramos mais próximos..
Adorei o seu texto sobre solidão. Essa semana ando muito pensativa sobre essas questões.

Vamos nos encontrar???

gabriela.vasconcellos@gmail.com

Beijos e saudades,

Gabi

Anônimo disse...

Olá Fabrício, Muito boa sua reflexão sobre a solidão!. Se vc. quiser ir descansar lá em Alexânia, fique a vontade, pelo menos vc vai se sentir em um mosteiro!

Binho disse...

Gabi
Vamos nos ver sim amore...saudades de vc tbm. Bjo grande

Binho disse...

Guto
um descanso deria muito bom, principalmente nessa época. Vamos marcar?
Como está tudo? abraços

Anônimo disse...

Fabrício, na hora e no dia que vc. quiser!

Anônimo disse...

Muito legal seu texto.

Binho disse...

Valeu Ricardo.Apareça mais.

Anônimo disse...

QUANDO FOI QUE VOCÊ COMEÇOU A ESCREVER ASSIM?? INTELIGENTE, PROFUNDO,POÉTICO, SEDUTOR...